sábado, março 04, 2006

Albatroz

Entre a América do Sul e a Antártida existe um arco de pequenas ilhas “desabitadas” onde a força da natureza é tão rude quanto o ser humano. Ilhas desabitadas !!! A enciclopédia dizia assim. Ilhas desabitadas !!! O ser humano é um bicho tão egocêntrico a ponto de chamar de desabitada uma ilha, só por não ter moradores primatas com polegares desenvolvidos. O escritor dessa enciclopédia é um bom exemplo de egocentrismo.

Geórgia do Sul ! É o nome de uma das maiores ilhas que compõem esse tal arco entre a América e Antártida. Numa foto dessa ilha vi milhares de pingüins, focas, leões marinhos e vários bichos cujos nomes não sei. Todos classificados pela enciclopédia, de certa forma, como “Nada”. Já que, para o escritor da enciclopédia, essa ilha é “desabitada” !

Dentre esses bichos, um me chamou a atenção. O Albatroz.

-O que esse “passarinho” tem de especial ?

Se você abrir as asas do bicudo e medir da ponta de uma asa até a ponta da outra observará até dois metros e meio de comprimento. É o que chamam de envergadura do bicho. Colocando numa balança verá que alguns chegam a pesar 5 quilos.

-Mas e daí ?

-Eles são interessantes porque são pássaros grandes ?

-É isso ??

O Albatroz, vive em um clima áspero, seco, frio e não tem qualquer momento de paz. Quando não está em busca de sua comida sem gosto, descansa com os dois olhos abertos em uma dessas ilhas, tomado pelo medo de ser refeição de um dos milhares de predadores que convivem com ele.

-Por sofrer tanto ele merece mais reconhecimento que os outros animais ???

-É isso ???

Ele não migra pra lugar algum. Seja inverno, seja verão ele continua em sua casa. A vida inteira. Dia após dia. Lua após lua. Sobrevivendo e lutando. Cicatrizes que não se curam e ainda ardem com o vento gelado. Olhos trincados pelo frio. Sua sorte é não poder chorar. A natureza não lhe deu a fraqueza das lágrimas.

- Ele é melhor que os outros por não poder chorar ?

Vivem mais de 50 anos. Há registros de Albatrozes com 60 anos de idade. Sessenta anos repetindo essa rotina. Mesmo lugar e sofrimento por anos e anos. Sem poder descansar ! Sem um único dia de sono despreocupado. Voando pelo mar e voltando pra sua ilha.

Então, lendo sobre o Albatroz, me perguntei ... pra que viver 60 anos assim ? Que graça tem em tudo isso ? Lutar, por quê? Pra que sobreviver ?

Foi quando continuei lendo, e percebi !

O Albatroz entra na fase adulta aos 8 anos de idade. E a partir daí começa sua procura ! Ele não se importa com comida, não se importa com perigos. Não procura abrigo nem presas fáceis. Não quer lugar seguro pra dormir, nem lugar quente pra deitar. Não procura remédios pra suas feridas, nem quer melhorar seus reflexos.

Ele procura ..... uma companhia !

Alguém pra sentar próximo e espantar o frio. Alguém que passará a poder dormir, porque "EU o Albatroz número 1, ficarei vigiando e protegendo seu sono. E em outro momento eu, enfim, poderei dormir e terei a certeza de que estarei protegido pela minha companhia."

Ele quer alguém pra coreografar os vôos mais acrobáticos. E com o passar dos anos, os dois parecerão apenas um, em sincronia perfeita.

O Albatroz tem apenas um parceiro/parceira em toda sua vida. Chegam a viver 50 anos juntos. E quando um morre, o outro "desiste", dominado pela tristeza.

Foi então que entendi ! Nessa parte da enciclopédia, eu realmente entendi !

Frio, cansaço, dor, luta ! Isso tudo é pequeno !

Pequeno, porque o Albatroz não está mais sozinho ! E nunca mais ficará sozinho !

Tudo se torna fácil ! Tudo é bonito ! É belo !

O frio nem é tão frio !
A dor nem dói tanto !
O medo se transforma em coragem !

E a vida passa a ter tanto significado que chega a ser invejável.

Mas ainda assim, o ser humano teima em dizer que essa ilha é deserta !!!

Mas o sábio Albatroz não liga pra opinião humana.

Amiga ave ... você que é feliz !