sábado, março 04, 2006

Segredo do Convívio

Estive pensando sobre o que realmente importa pra boa convivência.

A hipocrisia repete que verdade, lealdade, justiça, amizade e bondade são fundamentais pra um bom convívio.

Verdade, Lealdade, Justiça, Amizade, Bondade !

Putz !

Só falta gritar “ThunderCats Hoooooooooooooooooou”.

Nada disso é fundamental pra conviver com alguém !!

Existem modalidades de convívio. Claro !! Companheiros de trabalho, colegas de escola, amigos, namorados, amantes, noivos, marido e mulher. Tipos diferentes de convivência.

Conviver com companheiro de trabalho é super fácil. Basta respeito !!! Respeito de parte a parte. A primeira vista não parece muito difícil. Não é preciso verdade, sinceridade, amizade, nada disso. Só respeito !

O problema é que tem sempre aquele babaca repulsivo por quem é impossível ter respeito.

Todo lugar tem um desses !!!

Como ter respeito por um cara desses ?

Não dá !!

Então você tem algumas opções:

1- Faltar com respeito !!
2- Não falar com o cara !!
3- Fingir respeito !!

Claro que todos temos nossa balança pessoal pra pesar o que vale a pena.

A opção 2 é impossível !!! É impossível não falar com o cara. Hora ou outra você vai ter que conversar com ele. Por isso não pode ser escolhida !

Faltar com respeito é burrice !! A não ser que seja em resposta a uma provocação !! Aí sim vale a pena !! Sendo provocado, entre de sola !! É o que eu penso !!

No mais, prefiro “fingir respeito”.

Prefiro mesmo !! E finjo super bem !! Finjo tão bem que todos acham que eu realmente tenho nada contra o cara !! Não falo bem nem mal do sujeito !! Faço isso !!

Assim tenho feito e tem funcionado super bem. Fingir respeito é a fórmula mágica para bom ambiente de trabalho. Mas só serve pra trabalho.

Não é possível fingir respeito para amigo. Amizade exige respeito. Aliás, aqui sim é a hora do “ThunderCats Hoooooooooooooou”. Verdade, Lealdade, Justiça :) . Aqui é lugar de tudo isso. Junto ao amigo. Amizade é o tipo de convívio mais completo e que exige mais cuidados. Ao mesmo tempo, é o convívio mais fácil e natural. Não é necessário nada além de agir naturalmente. Agradeça a Deus, Buda, Alá, Zung Bung, Pato Donald, enfim, ao todo poderoso de sua fé, por todos amigos que você tem.

Namorados !! Isso dá muito trabalho !! É a categoria mais complexa de convívio. Pra começar, você jamais age normalmente com seu namorado/namorada. Você não é você !! Ou melhor, resumidamente, você é um “alguém que não peida”. Você faz tudo possível pra agradar, pra impressionar, pra se exibir, pra mostrar como é bom em matemática, pra provar que a sacola de compras tá super leve e que você agüenta levá-la por horas se necessário. Você adora os tios, primos, pai e mãe, assim como todos os outros parentes, dementes ou não, de seu namorado. Pelo menos, é o que quer que ele pense !!

Mas isso não é mentira !!! Claro que não !! Afinal de contas você jamais mentiria pra ele !!! Você apenas prefere não chateá-lo com opinião sincera sobre a família dele !! Mas você não está mentindo pra ele !! Não !! Ninguém mente pro maior amor de todos os tempos dos últimos 30 dias. Ninguém !! Você não está mentindo, só está guardando a verdade pro momento mágico do pé na bunda !! Normal !!

- Saiba que nunca gostei do seu tio Zecão !! E seu irmão fede a estrume de lagartixa !!! - Essas coisas encantadoras que são ditas no fim da história.

Enfim !! Namorar é uma arte !!

Mas para que o namoro dê certo em seu início. É preciso de um pouco de jogo de cintura. Jogo de cintura !! Tem gente que prefere chamar a velha e boa mentira de “jogo de cintura” ! Namoro sem mentira não dura um único dia !!

A grande questão é : existem mentiras e MENTIRAS.

Esse papo que todo tipo de mentira é prejudicial !! Bobagem !! Sou um mentiroso nato. Minto mesmo !! Você também mente !!! E muito !!!

Quando um garoto de rua te pede dinheiro o que você fala ???

- Não tenho !!!

MENTIRA !! Você tem !!!! Claro que tem !!! Você só não quer dar !! E prefere dizer ... “Não tenho” pra evitar prolongamentos.

É uma mentira !!

Não quero comparar seu namorado com um menino de rua.

Seria estúpido ! Mas tenha certeza !! Em diversos momentos do relacionamento você vai querer não preocupar seu namorado/namorada e vai mentir. Mentir pra deixá-lo tranqüilo, mentir pra agradá-lo, mentir !

Mentir não deve ser visto como algo ruim !! É importante ver o OBJETIVO por trás da mentira. O objetivo que é bom ou ruim. A mentira é neutra.

Pense sem hipocrisia !!

Você concordará que mentir faz parte do bom convívio.

E se sua namorada/namorado, na época de páscoa, falar:

-Mamãe tá linda com aquela roupinha de coelhinho, não acha ?

JAMAIS responda sinceramente !!!